duvidas sobre capacetes as principais da internet

6 dúvidas sobre capacetes que todo mundo tem

Capacetes são acessórios essenciais e de extrema importância para garantir a sua segurança, seja na cidade ou para cair na estrada. Por isso, você precisa dominar alguns pontos básicos de uso e mesmo da legislação para não ser surpreendido.

Um dos principais diz respeito aos modelos e formatos. As opções de capacete para motociclistas são enormes no mercado. O que não faltam são peças estilosas e seguras, para curtir ao máximo a sua moto por aí. Porém, tanta alternativa pode gerar confusão entre o que é melhor e até mesmo permitido por lei.

Para ajudar você, listamos as principais dúvidas que todo motociclista já teve em algum momento da sua vida. Mas lembre-se, antes de qualquer escolha, o melhor capacete é aquele que protege você e assegura sua segurança em todos os momentos.

Pronto para sanar as suas dúvidas? Continue com a leitura!

Capacetes abertos são permitidos por lei?

Segundo a resolução 453/2013 do Contran, um capacete ideal é aquele que foi certificado pelo INMETRO e possua o seu selo. Além disso, é obrigatório o uso da viseira ou óculos de proteção, dispositivo refletivo de segurança e estar corretamente preso à cabeça, com cinta jugular e engate. Logo, se o capacete aberto em questão obedece essas normas, ele é permitido.

Capacetes abertos são seguros?

Bem, quando comparamos um capacete aberto com um fechado, o segundo ganha em termos de segurança. Afinal, ele protege muito mais, cobrindo o rosto, a boca e o queixo. Porém, tudo depende do seu objetivo. Se você não abre mão do capacete aberto, saiba que ele é mais indicado para usar na cidade, onde a velocidade é menor. Já se for percorrer longas distâncias, aposte no fechado.

Capacetes coquinho são permitidos?

Não. Esse tipo de capacete não protege e deixa expostas áreas perigosas do rosto e pescoço. Para evitar multas e cuidar da sua segurança, não os utilize para andar de moto.

Capacetes com viseiras fumê ou espelhadas são permitidos?

De acordo com o Contran, os motociclistas podem usar viseiras no padrão cristal, light, espelhada e fumê. Porém, fique atento, já que para uso noturno, somente a viseira cristal é permitida.

Pode transitar com a viseira erguida?

Não. Segundo a legislação brasileira, todos os motociclistas devem utilizar a viseira, ou óculos de proteção, devidamente posicionados enquanto estão em trânsito. O objetivo é proteger seus olhos de qualquer resíduo. Para evitar multas, lembre-se de sempre usá-la corretamente.

Capacetes podem ser lavados?

Os capacetes exigem higiene periódica, principalmente no verão. Porém, é preciso ter alguns cuidados quanto aos materiais empregados. Se a forração for removível, basta destacar esta parte e fazer a limpeza com detergente neutro. Caso você prefira colocar na máquina de lavar, utilize na modalidade roupa delicada.

Já se os seus capacetes não têm forração removível, o melhor é utilizar um pano úmido com detergente neutro e passá-lo nas partes internas e depois deixar secar na sombra. Outra dica é sempre deixá-los bem arejado.

Quanto à parte externa, o capacete pode ser tratado como a lataria de um carro e o polimento da viseira pode ser feito com cera.

Capacetes sempre em dia

Agora que você tem a resposta para algumas das dúvidas mais comuns sobre capacetes, que tal escolher entre alguns dos melhores modelos do mercado? Aqui na Geração Yamaha nós trabalhamos com peças certificadas, cheias de estilo e personalidade.

Curtiu esse post? Quer ficar por dentro das novidades do mundo sobre duas rodas? Acompanhe nosso blog e veja dicas, eventos e curiosidades sobre motos no Brasil e no mundo.

motociclista e motoqueiromotociclista e motoqueiro
Pneu de moto - Dicas simples para cuidar bem e calibrar de maneira certa
Bateria de moto - como cuidar para durar mais
Yamaha apresenta as novidades da R3 CUP 2017
Como trocar pneu de moto? Veja nossas dicas e fique preparado!
Yamaha inaugura nova empresa do grupo no Brasil, a Yamalog

Deixe um comentário!

comentários