motociclista e motoqueiro

Motociclista e motoqueiro: Entenda a diferença

Você sabe a diferença entre motociclista e motoqueiro? Não adianta negar, esse é um dos maiores debates que permeia a vida dos consumidores de duas rodas. Há anos esse tema gera muita polêmica.

E para quem está ingressando no mundo das motos agora, é comum que surjam diversas dúvidas e curiosidades, afinal, este universo é extremamente instigante e sedutor, concordam?

Portanto, mesmo que você ainda não compreenda certas palavras do vocabulário utilizado por ambos, saber sobre as diferenças é importante para não passar vergonha no trânsito ou na roda de amigos. E uma das palavras que as pessoas normalmente fazem confusão são duas: motociclista e motoqueiro.

Existem várias explicações sobre como, quando e porque essa discussão teve início.
E para ajudar a desvendar o enigma que cerca essa questão, separamos algumas diferenças entre essas duas palavras. Confira!

Compreenda a origem da discórdia

Conforme pesquisas, até meados dos anos 80 o termo “motoqueiro” não era visto como pejorativo. Entretanto, tudo mudou quando uma revista especializada criou uma campanha preconceituosa. Ela separava os recém motociclistas profissionais, que hoje chamamos de motoboys, dos outros que usavam a moto para transporte e lazer.

E foi por conta dela que surgiu essa discórdia entre motociclista e motoqueiro, que perpetua até os dias atuais.

Segundo essa campanha, os motoqueiros eram aqueles que demonstravam um mau comportamento no trânsito, utilizando a moto como meio de renda. Ou donos de motos pequenas, criando uma espécie de “classe baixa” dos donos de motos. 

Já os motociclistas eram aqueles que exibiam um bom comportamento e possuíam motos grandes. Além disso, faziam uso da moto para lazer ou transporte de luxo, pertencendo assim a uma “classe alta”.

Motociclista e motoqueiro: A divergência entre as duas palavras

Antes de mais nada, é importante entendermos as diferenças entre motociclista e motoqueiro. O termo motociclista se refere a todas as pessoas que conduzem uma motocicleta. Ele também é derivado do motociclismo, que compreende o lado esportivo, como a corrida de motos. 

Dicionário: motociclista

adjetivo e substantivo de dois gêneros

1.

que ou aquele que dirige motocicleta.

2.

DESPORTO;ESPORTES

que ou aquele que pratica motociclismo como esporte.

Se procurarmos no dicionário, a palavra motoqueiro aparece como um sinônimo de motociclista. Por isso, podemos afirmar que embora essas duas palavras tenham o mesmo significado, os fatores culturais atrelados a elas faz com que sejam usadas para se referir a grupos distintos.

Basicamente, um é visto de forma positiva e outro negativa.

Os motociclistas como aqueles que utilizam a motocicleta por lazer como objetivo principal, seja para passear ou se divertir. Normalmente com motos de cilindradas maiores, consideradas verdadeiras máquinas tamanha sua potência.

Já o motoqueiro é aquela pessoa que, geralmente possui um veículo de baixa cilindrada e o utiliza para trabalhar. Os motociclistas ainda tem um significado mais negativo para os motoqueiros. 

Segundo boa parte dos que vivenciam esse mundo, motociclistas são os “bonzinhos”, por amarem suas motos e se preocuparem com o trânsito. Enquanto os motoqueiros seriam os “malvados” por não demonstrar os mesmos cuidados e empatia com os demais motoristas.

Motociclista: Como ele é visto?

É fácil reconhecer um motociclista na rua. Além de exibir motos caras e exuberantes, geralmente está equipado com uma infinidade de acessórios de qualidade que vão além do capacete, como, jaqueta, calça, botas, e luvas.

E mesmo que nem todos esses elementos estejam presentes, o motociclista tem uma postura diferente. Isso porque as motos não são apenas um veículo que os leva de um local para o outro, mas, principalmente, uma paixão e um estilo de vida.

Segundo uma pesquisa de marketing sobre comportamento de consumo dos motociclistas, realizada por alunos da Faculdade UNA de Minas Gerais, a maioria dos usuários de motocicletas considera uma ofensa ser chamado de motoqueiro.

A explicação é que os motociclistas utilizam a moto como prazer, hobby, diversão e passeio, além de respeitarem as leis de trânsito. Bem como os demais condutores, pedestres e ciclistas.

Motoqueiro: Como ele é visto?

São considerados, em sua maioria, arrogantes, por não respeitarem os outros veículos e por diversas vezes infringirem as leis. Além disso, são acusados de trafegar desrespeitando outros motoristas. 

Muitos dos motoqueiros, inclusive, utilizam as suas motos como meio de sobrevivência, trabalhando como Motoboy. Coincidentemente ou não, a profissão surgiu na mesma década em que a campanha de marketing que mencionamos anteriormente.

A necessidade de transportar objetos com rapidez nos grandes centros com agilidade, aliada às longas jornadas de trabalho sob a pressão dos contratantes e do trânsito intenso, é um dos fatores que fazem com que o motoqueiro seja estigmatizado como o lado negativo de quem pilota uma moto. 

Agora que a polêmica foi esclarecida, o que você pensa sobre a criação desses estereótipos? Deixe um comentário com a sua opinião.

Deixe um comentário!

comentários