Saiba quando trocar os pneus da sua moto - Geração Yamaha

Quando trocar os pneus da sua moto?

Sua Yamaha é a sua melhor amiga na hora de pegar a estrada, fugir do trânsito e fazer as tarefas do dia a dia? Pois é bom sempre separar um tempinho para ver como estão os pneus da sua moto. Algumas atitudes podem lhe ajudar a retardar o desgaste natural, mas quando chega a hora de realizar uma troca é preciso ficar atento aos sinais dos pneus para não trafegar em condição de risco.

Veja algumas dicas da Geração Yamaha e saiba o que fazer quando chegar a hora de trocar os pneus da sua moto!

Desgaste por tempo de uso

Muitas situações interferem na durabilidade dos pneus: temperatura do asfalto, manutenção adequada, condições de armazenamento da moto, pressão de calibragem, velocidade média, e até mesmo a maneira de cada motociclista pilotar.

Como os pneus não possuem um tempo de vida previsível, é importante estar atento a alguns sinais que podem indicar envelhecimento, como fendas na borracha e deformações no pneu, por exemplo.

Desgaste anormal dos pneus

Neste caso, o desgaste acontece em regiões isoladas do pneu – normalmente no centro ou nas laterais – e indicam problemas no alinhamento, suspensão ou na pressão interna dos pneus. Conheça os significados de três casos de desgaste anormal:

  • Desgaste em uma das regiões laterais: roda desbalanceada ou mal alinhada;
  • Desgaste nas duas laterais: pneus com pouco ar;
  • Desgaste ao longo da superfície central: pneus inflados demais.

Para evitar o desgaste irregular, procure manter em dia o estado dos amortecedores, freios e o alinhamento do eixo traseiro.

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É hora de trocar

De acordo com legislação brasileira, a profundidade mínima dos sulcos de um pneu de motocicleta é de 1,0 mm – abaixo disso o motociclista já está sujeito a multa. Se o sulco atingir essa profundidade em qualquer ponto da banda de rodagem, o pneu deve ser substituído.

Você ainda tem dúvidas quando resolve dar aquela velha inspeção visual nos seus pneus? Pois a ajuda está mais perto do que você imagina. Trata-se do TWI, que é um dos limites para o uso dos pneus de moto. A sigla vem do inglês Tread Wear Indicator, que significa indicador de desgaste da banda de rodagem. Todo pneu conta com o TWI, um filete de borracha localizado em alguns pontos da banda de rodagem. Quando esse filete ficar aparente, no mesmo nível da banda de rodagem, é porque já está na hora de trocar o pneu da sua moto.

Vale lembrar que a troca do pneu só é referenciada pelo TWI se o pneu estiver em boas condições. Bolhas, cortes ou desgastes irregulares também podem interferir na segurança e devem ser fatores decisivos para realizar a troca.

Se você quer oferecer um tempo de vida maior aos seus pneus, uma boa dica é verificar a calibragem semanalmente. A pressão correta está sempre no Manual do Proprietário ou em alguma etiqueta de advertência colada à sua moto. Lembre também que em caso de levar alguém na garupa ou uma bagagem pesada demais, a moto deve ser recalibrada de acordo com aquela situação de uso.

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