Pneu de moto - Dicas simples para cuidar bem e calibrar de maneira certa

Pneu de moto: Dicas simples para cuidar bem e calibrar de maneira certa

Eles são parte essencial da sua Yamaha e merecem atenção redobrada na hora da manutenção. Saiba quando deve ser feita a troca do pneu de moto e qual a forma mais eficaz de fazer as calibragens!

É hora de trocar?

Quando os frisos ou sulcos do pneu de moto chegam na profundidade mínima, ficando com a superfície lisa, é porque chegou a hora de fazer a troca. Os sulcos servem para escoar a água em pisos molhados e também para evitar a perda de aderência durante a pilotagem e as frenagens.

Existe um aviso no próprio pneu para impedir que ele se torne inseguro. Todo pneu de moto traz na lateral a inscrição TWI (do inglês Tread Wear Indicator, ou indicador de desgaste da banda de rodagem).

Se olhar atentamente o sulco próximo das letras TWI você vai encontrar pequenos ressaltos. Quando a banda de rodagem se nivelar com esses ressaltos é porque chegou a hora de fazer a troca.

TWI no pneu de moto

Só usa a moto no fim de semana e ela fica muito tempo parada? Mesmo se os pneus ainda não estiverem gastos, eles precisam ser trocados ao completarem cinco anos.

Após esse período a borracha enrijece e resseca, o que diminui a capacidade de aderir ao asfalto e pode causar derrapagens. A data de fabricação fica estampada na lateral do pneu, perto da inscrição “DOT” (de Department of Transportation).

É uma sequência de quatro números, na qual os dois primeiros revelam a semana em que foi produzido e os dois últimos, o ano de fabricação. Por exemplo: “0416” significa que foi produzido na quarta semana de 2016.

Como fazer a calibragem?

O pneu traseiro está escorregando para os lados quando você pilota em linha reta? Esse é um aviso de que é hora de calibrar. A parada no posto para abastecer é uma boa oportunidade para já checar a calibragem dos pneus e garantir uma pilotagem mais segura.

calibrar pneu de moto

Você deve sempre fazer a calibragem com os pneus frios, por isso, espere alguns minutos após desligar a moto.

Quando o pneu se aquece em contato com o piso, a pressão do ar interno aumenta e a bomba identifica uma pressão maior, resultando em uma calibragem errada.

Use sempre a pressão indicada pela fabricante da moto no manual do proprietário ou então em um adesivo que costuma ser fixado no braço oscilante da suspensão traseira.

VEJA TAMBÉM:

Deixe um comentário!

comentários