manutencao de motos cuidados diarios tambem para motocicletas yamaha

Manutenção de moto: 9 cuidados básicos e diários que você deve ter

Você ama o mundo das duas rodas, mas não tem ideia da importância de fazer uma manutenção de moto básica? A Geração Yamaha separou algumas dicas que vão modificar a sua experiência e o seu dia a dia com a sua máquina. Veja!

Veículos práticos, econômicos e com uma eficiência energética magnífica. Pode-se dizer que as motocicletas são algumas das melhores opções para transitar na cidade, desde que essa condução seja feita com cautela e responsabilidade. Isso significa que a consciência inicia antes de andar pelas ruas.

A começar pela frequência da manutenção de moto, que deve acontecer não apenas nos momentos em que os problemas ficam evidentes, mas preventivamente. Diferente de um carro, elas são relativamente mais simples, mas qualquer falha mecânica pode tornar-se um problema grave.

E você não vai querer arriscar, certo!?

Tendo em mente essa importância, a Geração Yamaha separou 9 conselhos para você deixar a sua máquina sempre 100% pronta para enfrentar o asfalto e a estrada. Veja!

1 | Manutenção de moto: você observa a qualidade do combustível com o qual abastece?

A manutenção de moto começa com o tipo de combustível que você decide utilizar. Não é incomum encontrarmos postos que têm como prática adulterar os produtos que vendem. Fique de olho no local escolhido, procure informar-se sobre sua reputação e evite que as peças se desgastem com rapidez. 

E qual é o primeiro sinal?

O PREÇO! Desconfie quando o combustível de um determinado local está com o valor muito abaixo do mercado.

2 | Analise sua motocicleta diariamente

manutenção de moto dicas para prevenir se diariamente

É importante checar a sua moto sempre que for utilizá-la. Uma rotina que você deve adotar, e que poderá salvar a sua vida.

Verifique se há vazamentos, se as lâmpadas estão funcionando, se os ruídos estão normais, se há algum tipo de resistência ao acionar acelerador, embreagem e freio e, por fim, se os pneus estão devidamente calibrados.

3 | Prestar atenção ao nível de óleo é lei em manutenção de moto

Assim como nos carros, a manutenção preventiva da motocicleta inclui a verificação dos lubrificantes. Anote a última troca realizada e não esqueça de fazê-la de tempos em tempos. A função destes óleos é, basicamente, evitar o atrito das peças, eliminar ruídos, refrigerar os componentes e melhorar a performance. 

Cheque semanalmente para garantir os níveis, já que as motos costumam trabalhar em altas temperaturas.

4 | Cabos e corrente: indispensáveis ao funcionamento das motos

Os cabos estão diretamente ligados ao funcionamento dos freios, acelerador e embreagem. De forma nenhuma, negligencie possíveis fissuras e falta de lubrificação.

Já a corrente é essencial para a transmissão do torque ao motor. É preciso verificar sempre se tudo está bem regulado, sem excesso de folga e lubrificado.

5 | Ao trocar o óleo, lembre-se de substituir os filtros

Manter o filtro antigo é o mesmo que perder o investimento na troca do componente. Afinal, esse é o item que armazena toda a sujeira arrecadada com o tempo. 

Você não quer que o líquido novinho seja contaminado assim que entrar em contato com a sua moto, né!?

6 | Mantenha os pneus calibrados

Lembra que falamos que a pressurização dos pneus é importante?

Além de gastar mais combustível, quando eles estão vazios a dirigibilidade é afetada e fica muito perigosa. Verificando sua moto todos os dias, você não correrá o risco de ficar no prejuízo ou sofrer algum dano maior.

Um tempo ideal para você anotar em seu calendário é a cada quinze dias. Mas claro, isso vai depender do seu uso e outras condições do ambiente ao qual o seu veículo está exposto.

Se você não tem certeza da calibragem correta a fazer, consulte o manual do proprietário.

7 | Você também precisa olhar para os parafusos

Você gosta da vibração que o motor de uma motocicleta costuma fazer, né!? Nós também!

Pois é, mas o famigerado ronco do motor pode afrouxar os parafusos com o passar dos dias de uso. Então, é sempre benéfico certificar-se se os principais estão bem apertados, para não ter uma surpresinha desagradável.

Isso significa economia na manutenção de moto e contribuição para evitar um acidente.

8 | Sabe o que faz parte da manutenção de moto? A limpeza!

Com água e produtos neutros, anti corrosivos ou abrasivos, para evitar a oxidação das peças.

Deixar a sua moto suja é o mesmo que concordar com desgastes estéticos e mecânicos, e nós apostamos que ninguém gosta nada de pensar nisso.

É IMPORTANTE LEMBRAR!

Lave o seu veículo, apenas quando o motor estiver frio.

9 | Faça as revisões nos tempos indicados pelo fabricante

manutenção de moto dicas para fazer diariamente

Você quer que sua moto dure muitos anos?

Então, nunca deixe de levá-la para fazer as revisões apropriadas a cada quilometragem ou período sinalizados pelos fabricantes.

Com os testes feitos pela marcas, elas conseguem determinar a durabilidade de cada peça e quando é o momento certo de trocá-la.

Sabe aquela moto que você está procurando? Clique aqui e encontre o estilo perfeito para o seu perfil.

As motocicletas Yamaha são a escolha certa para você que ama o universo das duas rodas. Vá até a Geração Yamaha mais próxima e veja com seus próprios olhos.

Deixe um comentário!

comentários