dia nacional do motociclista

Dia Nacional do Motociclista: Conheça a sua origem

Recentemente, no dia 27 de Julho, foi celebrado o Dia Nacional do Motociclista, mas você sabe como se instituiu essa data e por qual motivo? Neste post vamos contar tudo!

Ainda que há décadas haja uma discussão e polêmica sobre quem é motociclista e motoqueiro, uma coisa é certa: essa data tem o objetivo de comemorar todas as pessoas que, seja profissionalmente ou por hobbie, pilotam motocicletas. 

Os motociclistas ou motoqueiros, como são conhecidos popularmente, não apenas pilotam as motos, mas também vivenciam a cultura da motocicleta, que pode ser melhor compreendida conhecendo a história do motociclismo

O Dia Nacional do Motociclista é celebrado no dia 27 de julho por uma razão bem especial: nos anos 70, a Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM), percebeu que havia muitas datas diferentes nas quais eram comemorados variados “Dias do Motociclista” pelo país. 

Contudo, nenhum deles era “oficial”, o que bagunçava o calendário e tirava a importância da data.

E exatamente nesse dia do ano de 1974 um ex-mecânico chamado Marcus Bernardi faleceu. Seu amor pelas motos tornou Bernardi popular e querido entre todos, fazendo com que, em 1982 o Deputado Alcides Franciscatto, sugerisse que o Dia Nacional do Motociclista passasse a ser lembrado no dia 27 de julho, em homenagem póstuma ao falecido.

Dessa forma, a ABRAM chegou à conclusão de que era desnecessário criar uma nova data para o Dia Nacional do Motociclista e aprovou a proposta de solenizar o Dia do Motociclista no aniversário de falecimento de Marcus Bernardi. 

O movimento ganhou força e, em 1984, o deputado Alcides Franciscatto propôs que a data fosse incorporada ao calendário brasileiro. E desde então, o dia 27 de julho passou a ser, oficialmente, o Dia Nacional do Motociclista.

Curtiu esse post? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do mundo de duas rodas.

Deixe um comentário!

comentários