crianca e moto o que diz o ctb veja as regras

Criança e moto: regras do CTB para conduzi-las em sua garupa

Por maior que seja a sua paixão pelo mundo das duas rodas, você há de convir que não dá para aproveitá-lo junto a todos os membros de sua família. Criança e moto é um assunto delicado, para o qual precisamos dispensar muita atenção.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estipula algumas regras quanto a carregar os pequenos na garupa, todas passíveis de punições que incluem multas e até perda da carteira de habilitação. E com a recente atualização da legislação, muitos motociclistas estão desatualizados. 

Sem delongas, a Geração Yamaha está aqui para lhe trazer algumas informações importantes sobre as novas determinações.

Acompanhe no artigo!

A principal mudança do CTB no quesito criança e moto

A partir de fevereiro de 2021, todos os condutores terão de respeitar o seguinte texto do artigo 244, da Lei nº 14.071:

Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor:

V – transportando criança menor de 10 (dez) anos de idade ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar da própria segurança é:Infração – gravíssima;

Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir;

Medida administrativa – retenção do veículo até regularização e recolhimento do documento de habilitação.

Anteriormente, a lei admitia a condução de crianças com idade mínima de 7 anos na garupa das motocicletas. Ou seja, a lei ficou mais rígida. Todavia, nesta questão também vale o bom senso.

Os responsáveis pelos menores devem observar as reais condições antes de permitir que eles andem em uma motocicleta. Situações nas quais os pés não alcancem os pedais ou exista uma certa dificuldade de equilíbrio, devem ser observadas com cautela.

Orientações para a segurança são iguais às do condutor

Independente da idade do carona, a proteção é comum a todos aqueles que estiverem na garupa de uma motocicleta.

O uso do capacete é obrigatório, bem como seu ajuste deve ser ideal ao tamanho da cabeça. A viseira deve permanecer abaixada durante todo o trajeto. Quanto ao traje, o ideal é sempre utilizar roupas que cubram o corpo inteiro, luvas e calçados fechados.

5 boas práticas para você andar com uma criança em sua garupa

A pergunta que não quer calar: como conduzir uma criança com segurança na garupa de uma moto?

Reunimos algumas informações que podem lhe ajudar a responder essa pergunta com bastante tranquilidade, para fazer de sua paixão por moto algo a ser transmitido de geração para geração.

1 | Cuidado com a altura

Dependendo do tamanho de sua motocicleta, uma criança não ficará confortável ou sentindo-se segura. Então faça um teste, verifique se as pernas ficam encaixadas e se os pés alcançam os apoios.

2 | Nunca esqueça de manter os pneus calibrados

Assim como em um carro, as motocicletas precisam estar com a pressão adequada para que o desempenho ou a dirigibilidade da moto não sejam afetados.

Não esqueça que quanto mais pesado o veículo estiver, maior será a dificuldade de conduzi-lo. Com a carga correspondente a mais um passageiro, você precisa sentir que é seguro acelerar.

3 | Ensine a criança a como se comportar em cima da moto

A maioria das motocicletas contam com apoio para as mãos do carona. No entanto, é provável que a criança sinta-se protegida abraçando o condutor. Então, oriente-a a fazê-lo.

Além disso, o corpo do carona sempre deve acompanhar o movimento do corpo do piloto, mais um ponto de alerta a destacar. Além disso, nada de movimentos inesperados. Ambos correm um grande risco caso a criança considere difícil entender sua responsabilidade.

4 | Nunca carregue crianças à sua frente

Lugar de carona é na garupa!

Lembre-se que você não está andando de bicicleta. Além disso, a motocicleta não possui cinto de segurança. Ou seja, em caso de um acidente, será inevitável sua projeção para frente, e os machucados poderão ser muito sérios.

5 | Seja defensivo em sua pilotagem

Não corra, observe as condições gerais do tráfego, faça as transmissões e acione o freio nos momentos adequados. Respeite a sinalização e, principalmente, a velocidade máxima permitida em cada trecho.

Priorize a segurança da vida que você carrega consigo.

Sua paixão por motos pode e deve seguir adiante. 

Ensine os pequenos que estão à sua volta a sentir o mesmo. Apenas entenda que há o momento certo para tudo, e pilotar com segurança é atender às exigências da lei somadas ao bom senso.

Sabe aquela moto dos sonhos? Você encontra aqui, na Geração Yamaha. Visite uma de nossas lojas físicas em Santa Catarina.

Deixe um comentário!

comentários